PALESTRANTES
.png)
Sabah Siddiqui
Krea University
(Índia)
Professora de Psicologia na Krea University (Índia). É psicoterapeuta, com mestrado em Psicanálise pela Ambedkar University Delhi (Índia) e doutorado pela The University of Manchester (Inglaterra). Entre seus temas de estudos estão: práticas de cura pela fé; métodos de psicologia crítica, etnografia e geografia social; sexo, gênero e poder (violência de gênero, abuso doméstico e sexual, violência contra mulheres e meninas com deficiência e violência contra mulheres consideradas loucas). É membra dos conselhos editoriais de Psicanálise, Cultura e Sociedade e da Annual Review of Critical Psychology.

Isabel Fernandes de Oliveira
UFRN
.png)
Ian Parker
University of Leicester
(Reino Unido)
Professor emérito da School of Business da University of Leicester (Reino Unido). Suas contribuições para o campo da psicologia crítica são diversos. Trabalha, dentro outros, com os seguintes temas: psicanálise, análise discursiva, marxismo, ideologia, poder. É cofundador (com Erica Burman) da Discourse Unit, uma rede acadêmica interdisciplinar e que hospeda o Annual Review of Critical Psychology.
.jpg)
David Pavón-Cuellar
Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo
(México)
.png)
Desmond Painter
Stellenbosch University
(África do Sul)
Professor de Psicologia na Stellenbosch University (África do Sul). Ministra principalmente disciplinas de psicologia teórica e filosófica, psicologia social crítica e métodos qualitativos. Suas áreas de pesquisa incluem psicologia da linguagem e social, história e fundamentos da psicologia crítica, o surgimento e globalização de culturas psicológicas (com foco especial na história da psicologia na África do Sul) e as psico-geografias da experiência urbana.

Amanda Biasi Callegari
UFC - Sobral
Professora de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenadora do Grupo de Pesquisas Marxismo & Educação (Diretório CNPq). Graduada em Psicologia pela UFRN e mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela USP. Integrou a Diretoria da ANPEPP (2010-2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Social Marxiana, Políticas sociais, Políticas da Saúde e Assistência Social, formação e atuação de psicólogos. Bolsista de Produtividade CNPq.
David Pavón-Cuellar é professor de Filosofia e Psicologia da Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (México). Doutor em Psicologia pela Universidad de Santiago de Compostela (Espanha) e doutor em Filosofia pela Universidad de Ruan (França). Suas produções estão inseridas dentro do campo da psicologia crítica, dentre elas podemos destacar estudos da teoria lacaniana, da análise do discurso e do marxismo. Diretor da Revista Teoría y Crítica de la Psicología e editor associado da Revista Psychology and Politics International.
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Psicologia pela UEM. Foi coordenadora discente do Núcleo Uberlândia da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) entre 2012-2014. Atualmente é professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - campus de Sobral. Integra o Núcleo de estudos Psicologia do Desenvolvimento Humano.
.jpeg)
Bruno Peixoto Carvalho
UFPR
.jpg)
-1.jpg)
Ilana Lemos de Paiva
UFRN
Athanasios Marvakis
Aristotle University of Thessaloniki (Grécia)
Professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde colabora como membro do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estuda a Psicologia Social, Escolar e do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Modalidades não tradicionais de Avaliação Psicológica, Orientação à Queixa Escolar, Saúde Mental e Psicopatologia, Saúde e Trabalho, Fundamentos e História da Psicologia, Psicologia Histórico-Cultural.
Professora de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenadora do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV/UFRN). Possui graduação e mestrado em Psicologia pela UFRN e doutorado pelo Programa Integrado de Pós-Graduação em Psicologia Social UFRN/UFPB. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Marxismo e Educação (GPM&E/UFRN). Diretora regional da Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira REDEJUBRA e integra a Red Iberoamericana para la Docencia e Investigación en Derechos de la Infancia.
Professor de Psicologia Social Clínica na Aristotle University of Thessaloniki (Grécia). Seus interesses giram em torno da psicologia e suas relações com as diversas formas de desigualdades sociais e exclusão social (por exemplo, racismo, nacionalismo, etnicismo, multiculturalismo), incluindo jovens como grupo social (orientações políticas, juventude e racismo na Europa) e migrantes na Grécia. Nos últimos anos, ele começou a se envolver na psicologia crítica da aprendizagem e no complexo escolar.